Olá, preparamos uma lista de Museus para você visitar online sem precisar sair de casa. Confira!

Diante da situação que vivemos atualmente, onde o mundo todo busca frear a propagação do tão falado COVID-19, as principais recomendações são: circular o mínimo possível, evitar grandes aglomerações e redobrar os cuidados com a higienização das mãos.

Observamos por todos os lados estabelecimentos fechados, pouco movimento nas ruas e máscaras, muitas máscaras.

 De certa forma, por mais que a cena seja um tanto quanto impactante, podemos considerar que ela é o reflexo do respeito, carinho e preocupação que temos uns com os outros, até mesmo com aqueles que não conhecemos.

museu do louvre para visitar online
Museu do Louvre em Paris, França.

É claro que um pouco de tempo para nós mesmos, seja por motivos externos ou por iniciativa própria, sempre tem o seu valor.

Podemos parar para colocarmos nossa rotina em dia, descansarmos um pouco, retomarmos alguns projetos que haviam caído no esquecimento e também aproveitarmos a companhia das pessoas que amamos de uma forma que a muito tempo não fazíamos.

Apesar de tudo isso, o fato é…  Com o passar dos dias falta programação para passar o tempo em casa, não é mesmo?

Pensando nisso, a Arsenal Quadros preparou uma sugestão de entretenimento especial para todos vocês, com uma temática totalmente artística e cultural, porque, afinal de contas, somos movidos pela Arte e pela missão de levá-la cada vez mais para a vida de nossos amigos e clientes.

museu do hermitage
Museu Nacional do Hermitage em São Petesburgo, Rússia.

Abaixo separamos uma lista de com mais de 10 museus que disponibilizaram parte de seus ricos acervos para visitação online.

Clique nos links em amarelo para mergulhar neste mundo maravilhoso das artes e quem sabe esse tour digital te incentive a planejar aquela viagem inesquecível para conhecer pessoalmente alguns desses presentes da humanidade quando tudo isso passar!

Pinacoteca di Brera, Milão
O centro cultural localizado na Itália contém uma das mais importantes coleções de arte italiana. Entre os destaques, há obras do mestre Giambattista Pittoni.

Galleria degli Uffizi, Florença
Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio… a coleção de obras da Galeria Uffizi é de deixar qualquer admirador de queixo caído. Ainda bem que o arquivo artístico do espaço está disponível on-line.

Musei Vaticani, Roma
O Museu do Vaticano tem mais de sete quilômetros de extensão. Além de obras importantíssimas, o espaço também abriga artefatos históricos, um dos afrescos mais importantes de Rafaello Sanzio e um corredor dedicado somente aos mapas antigos.

Museu Archeologico, Atenas
O maior da Grécia, o Museu Nacional Arqueológico é um dos mais importantes do mundo. Sua coleção, com mais de 11 000 exposições, oferece um panorama da cultura da Grécia antiga da pré-história até a antiguidade.

Museo del Prado, Madrid
O mais importante museu da Espanha e um dos mais notáveis do mundo, o Prado tem entre os destaques o quadro “As Meninas”, de Diego Velázquez. A coleção é bastante completa, com obras da pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana.

Louvre, Paris
Talvez o museu mais famoso do mundo, o Louvre permite que os internautas façam visitas on-line por suas salas de exibição e galerias, além de contemplar a arquitetura do espaço — tudo isso sem sair de casa. É possível ver antiguidades egípcias e também a Galeria d’Apollon.

British Museum, Londres
Fundado em 1753, o British Museum tem uma coleção de cerca de 8 milhões de objetos que narram mais de 2 milhões de anos de história. No tour on-line, é possível ver alguns dos primeiros artefatos criados pelos homens até trabalhos de artistas contemporâneos.

The Metropolitan Museum, Nova York
Em uma parceria com o Google Arts & Culture, é possível ver a coleção de um dos mais importantes museus da cidade americana. Em vídeos 360º, você pode passear pelos corredores e explorar algumas das peças do arquivo do centro cultural.

Hermitage, São Petersburgo
Este é um dos maiores museus de arte do mundo. Sua vasta coleção possui itens de diversos períodos da história, assim como de muitos estilos e países. Há obras de Leonardo da Vinci. Sua biblioteca possui mais de 700 000 títulos sobre arte, cultura, arquitetura e história.

National Gallery of Art, Washington
O museu americano está entre os dez mais visitados do mundo. Sua coleção apresenta mais de 150 000 esculturas, mobiliário, fotografias, pinturas e ilustrações. Entre os destaques, estão obras de Rafaello Sanzio, Velázquez, Tiziano, Rembrandt e Vermeer.

Art Institute of Chicago
O museu de belas artes em Chicago é destaque pela sua coleção de obras do Impressionismo e foi cenário do filme “Curtindo a Vida Adoidado”. Pelo site oficial do museu é possível explorar a galeria de quadros, realizar uma visita virtual e experienciar ações interativas para peças específicas.

Museu Afro, Brasil
O museu, localizado dentro do Parque Ibirapuera, conserva um acervo de universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, trabalho, arte, escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. Conheça esse museu através do tour em 3D.

Museu da Acrópole, Grécia
Localizado na Grécia, o museu apresenta um acervo arqueológico das construções de Atenas. Além disso, também dispõe de uma galeria de obras de arte que serviram de inspiração para o mundo moderno

Museu da Casa de Portinari
Em São Paulo, o Museu Casa de Portinari reúne galerias, tours virtuais, entre outras formas de interação.

Museu da Imagem e do Som, São Paulo
O acervo on-line desse museu inclui fotografias, filmes, áudios e artes audiovisuais de forma geral.

Museu d’Orsay, Paris
Localizado em Paris, o museu é conhecido por ter um acervo de obras da Europa e dos Estados Unidos feitas durante os séculos 18 e 19. O Google Arts & Culture oferece uma visita virtual de suas principais salas, além de um acervo digital de todos os seus quadros, divididos em categorias.

National Museum of Modern and Contemporary Art
Localizado na Coreia do Sul, o museu possui quatro prédios no país (Gwacheon, Deoksugung, Seul e Cheongju) e conta com um grande acervo de arte moderna. No site é possível ter acesso a galeria completa e visitas para as principais exibições.

Ohara Museum of Art
Localizado no Japão, o museu é popular por ter sido a primeira galeria de arte ocidental feita no país. Inicialmente focado em obras francesas, o museu hoje contém obras de diversos países. Através do Google Arts & Culture é possível acessar a galeria de obras e ter uma visão ampla dos corredores do museu.

Pinacoteca do Estado de são Paulo
Por meio do Google Arts & Culture, o usuário pode visitar as principais salas da Pinacoteca, com visão 360º sem sair de casa.

Yad Vashem Museu do Holocausto
Com diversas fotografias, obras e objetos que existiram durante a Segunda Guerra Mundial, o museu está localizado em Israel e é um dos principais pontos de pesquisa para turistas e historiadores que desejam conhecer a vida de quem existiu no país durante o Holocausto. O usuário pode explorar o museu tanto pelo site oficial, como pela visita virtual do Google Arts & Culture.