ambiente estilo industrial

Parede de cimento queimado: onde usar e como fazer

Olá, hoje vamos falar um pouco sobre a PAREDE DE CIMENTO QUEIMADO a tendência que fixou raízes na decoração, falaremos também sobre onde usar e como fazer esse acabamento incrivelmente versátil!

A parede de cimento queimado surgiu há alguns anos como uma tendência e logo ganhou status de coringa na decoração.

Isso ocorreu porque a sua versatilidade é imensa, afinal de contas esse revestimento pode ser utilizado tanto em ambientes onde se pretende manter um estilo mais sóbrio, quanto em ambientes onde se busca um ar bem mais ousado e estiloso.

Os tons e cores das paredes de cimento queimado são bastante variáveis, o que permite toda essa amplitude de utilização.

Logo quando surgiu esse tipo de acabamento se mostrou um pouco caro devido a necessidade da utilização de mão de obra experiente, mas com o passar do tempo marcas de tintas como a Suvinil (https://www.suvinil.com.br/produtos/suvinil-cimento-queimado), dentre outras, começaram a lançar produtos que facilitaram sobremaneira a aplicação e obtenção do tão desejado efeito nas paredes.

Depois do surgimento desses produtos no mercado até mesmo você pode mudar os ares da sua decoração, sem maiores dificuldades!

Onde usar a parede de cimento queimado:

Como já falamos anteriormente as possibilidades são praticamente infinitas, afinal de contas o cimento queimado pode ser utilizado em ambientes internos, externos, nas salas de estar, jantar, cozinha, quartos, inclusive em ambientes comerciais.

Focando nos ambientes residenciais, podemos dizer que não importa o cômodo da casa, o estilo trazido por essa técnica será de apaixonar!

O padrão cimento queimado pode ser utilizado tanto nas paredes quanto em objetos de decoração como vasos, móveis, etc.

vasinhos de cimento queimado
Decoração com cimento queimado nas paredes e nos vasinhos.

Encontramos com frequência a utilização do cimento queimado também nos pisos e tetos, os ambientes decorados seguindo essa linha geralmente geram resultados verdadeiramente incríveis.

Cabe ressaltar que por vezes os pisos nesse tipo de acabamento acabam sendo um pouco escorregadios!

Ao falarmos de preferências, se você faz mais o estilo conservador e gosta da decoração com ares mais sóbrios, a dica é utilizar o acabamento executado com padrões um pouco mais homogêneos e em tons mais suaves, combinando com cores mais neutras como o branco, cinza e azul e também compor com tons de madeira, o que dará um ar mais aconchegante ao espaço.

parede de cimento queimado
Artes utilizadas no ambiente:
https://arsenalquadros.com.br/produto/abstrato-nanquim-iii

https://arsenalquadros.com.br/produto/abstrato-nanquim-iv

Já se você é daqueles(as) que curte uma pegada mais moderna e ousada na decoração, poderá perfeitamente combinar os padrões acinzentados do cimento queimado com cores mais intensas e vivas, o que dará um contraste digno de revistas de design de interiores! 🙂

Isso ocorre porque o cinza é uma cor extremamente democrática quando o assunto é a combinação com outras tonalidades.

contraste cimento queimado e arte colorida
Arte utilizada: https://arsenalquadros.com.br/produto/quadro-decorativo-abstract-glass-ii

Se você gostou da combinação com cores intensas e tema intenção de adotar para o seu décor, adiantamos que o laranja, o azul e o verde dão um contraste bem interessante!

Mas não vá pensando que o cimento queimado é de uso exclusivo em ambientes modernos, ele fica muito bem também na decoração com estilo retrô, veja esse cantinho de poltrona que mostra bem o que estamos falando.

decoração estilo retrô
Ambiente retrô com a arte: https://arsenalquadros.com.br/produto/poesia

Pode ocorrer do ambiente que recebe o acabamento tipo cimento queimado acabar ficando com uma aparência mais fria, o que não seria muito interessante para dormitórios, por exemplo.

Para desfrutar do estilo e não perder o conforto que o cômodo exige, você pode utilizar de tapetes, cortinas e mantas, que certamente irão cumprir com o objetivo de deixá-lo mais aconchegante.

Sem contar que fica um charme, prova disso são os ambientes que puxam para a decoração no estilo escandinavo, estilo este que já foi abordado em outro artigo aqui no nosso Blog.

Se não leu ainda deixo aqui o convite! https://arsenalquadros.com.br/decoracao-escandinava-guia-completo-sobre-a-queridinha-do-momento

Combinação com outros tipos de acabamento

Nós logo no começo já ressaltamos a versatilidade desse acabamento e não poderia ser diferente em se tratando de combinações com outros tipos de acabamento.

O cimento queimado aceita perfeitamente a combinação com revestimentos em madeira, cerâmicos, tijolinhos à vista, dentre outros.

A combinação dele com tubulações metálicas aparentes e móveis em metalon preto e madeira são mais de meio caminho andado para um estilo industrial completo.

Em contra partida, se combinado com ladrilhos hidráulicos e móveis em madeira de demolição o estilo rústico está formado.

Enfim, não é à toa que o cimento queimado passou a integrar de maneira tão consistente as mais diversas decorações por aí!

Agora sim, o tão esperado “como fazer”…

Para este tópico poderíamos descrever como fazer, mas ficaria um texto extenso e meio chato, essa é a realidade!

Por isso corremos atrás desse super tutorial em vídeo pra você, que mostra o quão simples pode ser dar cara nova à sua decoração.

Acredite, nós vimos de tudo durante essa busca, desde técnicas que fariam você desistir da ideia de renovar as suas paredes, até técnicas que não dariam o resultado esperado, portanto esse é o vídeo que consideramos mais pertinente e realmente instrutivo para te ensinar a fazer sua parede de cimento queimado.

Esse é um vídeo do canal do Youtube “DoEdu” que mostra o passo a passo de como executar essa transformação.

https://www.youtube.com/watch?v=u1H_n6vqkW0

Tendência decoração 2021: confira a cor anunciada para o próximo ano

Se liga aí, nesse artigo falaremos sobre a cor tendência para decoração no ano de 2021!

São muitas as brincadeiras relacionadas ao ano de 2020, dentre elas as que dizem que esse ano não valeu, ou então que a agenda que compramos para ele pode ser utilizada no ano que vem.

Brincadeiras à parte, o fato é que já começamos a namorar com o próximo ano e as tendências para decoração que ele nos reserva!

AI Aqua: a cor tendência para 2021

Anunciada pela WGSN (https://www.wgsn.com/pt/), especializada em levantamento de tendências em diversos setores, a AI Aqua foi inspirada nas cores do Mar Egeu de acordo com a empresa.

Além da sua ligação com a natureza, a cor também possui vínculos com a tecnologia (AI – inteligência artificial) como o próprio nome já diz.

O que faz muito sentido levando em conta a realidade atual da humanidade, onde sentimos os efeitos do distanciamento em relação à natureza correndo paralelamente ao crescimento do uso de tecnologias para nos conectarmos.

Agora chega de delongas e vamos falar da nossa tendência em questão.

Efeitos da cor no ambiente

A escolha de um tom de azul como cor tendência para decoração no ano de 2021 nos oferece a possibilidade de compor decorações que transmitam paz e tranquilidade, tudo isso com uma pitada de sofisticação.

Isso ocorre porque quando falamos de tons de azul, ou seja, tons de uma cor fria, remetemos a ambientes com aspecto mais sereno e tranquilo.

Essas cores quando combinadas com tons claros de cinza, preto e branco, conferem a decoração uma sensação de leveza incomparável.

ambiente com as cores tendência 2021
Ambiente decorado com trabalhos do fotógrafo Diones Alves, disponíveis em nosso site!

Como utilizar AI Aqua na sua decoração?

A gama de possibilidades nesse sentido é gigantesca, por isso temos opções tanto para quem quer dar uma repaginada geral, quanto para quem prefere ser mais sutil na transformação da décor.

Para grandes transformações, você poderá utilizar a cor no mobiliário, como nos sofás e poltronas, podendo também pintar uma ou mais paredes do ambiente.

Caso você deseje uma mudança um pouco menor, mas mesmo assim ficar por dentro dessa tendência de decoração, poderá fazer o uso de mantas para sofá, almofadas, quadros e outros objetos de decoração menores.

dormitório decorado com a arte TheFace I
Dormitório decorado com a arte TheFace I – por EvenGarden Studio.

Por falar em QUADROS, confira essa seleção de artes que fizemos para você ficar por dentro da nova tendência: https://arsenalquadros.com.br/produto/quadros-decorativos-theface-i

https://arsenalquadros.com.br/produto/quadro-muralha-da-china

https://arsenalquadros.com.br/produto/diamantina-i

https://arsenalquadros.com.br/produto/serie-azul-i